Dirigir é o sonho de qualquer jovem prestes a fazer 18 anos. A idade vai chegando e a afobação vai aumentando. Porém, é preciso ter muito cuidado, pois uma das maiores preocupações dos cidadãos são os acidentes. Veja com o Nube como garantir sua carteira de motorista e não ser vítima do trânsito.
Seja na estrada ou na cidade, diariamente são registrados desastres ocasionados por indivíduos descuidados, dando fim a vida de centenas de pessoas. Embora alguns afirmem ser isso responsabilidade das autoridades, os envolvidos também possuem sua obrigação: ter cautela nas ruas.
Igor Castro, colaborador da área de marketing do Nube, é motorista há oito anos: “uso moto como meio de transporte para o trabalho, percorrendo aproximadamente 50Km diários”. Castro conta presenciar desastres em seu cotidiano: “dependendo da intensidade do tráfego, já antecipo haver um acidente, quase sempre se confirmando”, afirma.
Para quem deseja obter a CNH, o colaborador aconselha: “primeiro passeiem aos finais de semana, quando o movimento é menor, para depois encarar o trânsito da cidade”. Para ele, “se aprendermos a conviver melhor, com pequenos hábitos conseguimos respeitar o espaço uns dos outros”.
As campanhas de orientação devem alcançar tanto condutores, quanto os ciclistas e pedestres. Todos devem estar em sintonia para imprevistos não acontecerem. E você? Sabe como pode se ajudar? Se já possui autorização para conduzir veículos, ou quando estiver com parentes e amigos sobre quatro rodas, atente aos seguintes pontos:
Velocidade – Caso esteja com o ponteiro acima do permitido no local, é caracterizado imprudência, além de ser um risco para todos.
Ultrapassagem – É uma das manobras mais arriscadas. Não tenha pressa. Aguarde uma condição permitida e segura para realizá-la. Quando fizer, dê seta para a esquerda, mude de faixa com uma distância segura do outro veículo e só retorne à faixa inicial quando conseguir enxergar o carro ultrapassado pelo retrovisor.
Celular – Jamais o pegue quando estiver dirigindo. Além de desviar sua atenção, você pode tomar uma bela multa. Se for realmente urgente, fale pelo viva-voz, bluetooth ou fone de ouvido.
Respeito aos pedestres – As faixas são feitas para sinalizá-lo. Dê prioridade para quem está a pé.
Bebida – Além de fazer mal para o seu organismo, é o principal fator de batidas por conta das precipitações. O motorista alcoolizado se crê capaz de realizar várias travessias, levando tanto ele quanto os passageiros a situações de risco.
Tendo consciência de todas as regras, assim como respeito pelas mesmas, certamente não ocorrerão prejuízos. Se cada um agir desse modo, o índice de acidentes nas ruas será reduzido, algo de grande auxílio atualmente.
Marília Santos, colaboradora da área de atendimento a empresas do Nube, completou a maior idade no dia 15 de julho e revela não ver a hora de tirar sua CNH: “viso a comodidade, além de não precisar depender de ninguém para ir aos lugares”. Marília revela ter certo receio de dirigir pro conta da irreflexão dos cidadãos: “perdi um amigo há um mês, num acidente por alta velocidade. Ele morreu na hora”.
Pense bem antes de ser mais um nas avenidas, pois isso não é brincadeira de gente grande.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.