Você se vê em uma profissão, onde será responsável por planejar, elaborar e gerenciar a preparação de diversos produtos? Se sua resposta foi sim, você já começa a se enquadrar no perfil de um Tecnólogo em Alimentos. Descubra os detalhes dessa área e veja se esse é o rumo certo para seguir.
“Um dos maiores desafios, com certeza, é a responsabilidade”, afirma Ana Caroline Muta dos Santos, formada há menos de um ano no curso. Conseguimos seu contato via Twitter do Nube e ela nos contou um pouco mais sobre os encargos da carreira. “Cada etapa dos processos interfere nos produtos finais e isso está diretamente ligado aos milhares de consumidores. Deste modo, sempre é preciso uma preocupação a mais, pois um erro pode afetar não apenas a saúde das pessoas, mas também a imagem da empresa”, afirma.
Para Ana, esse desafio é um estímulo a mais em sua escolha. Segundo ela, a graduação é bem específica e isso permite trabalhar em diversas áreas. Desde a parte diretamente ligada aos alimentos, até os itens relacionados à documentação. “Apesar de você se formar em um período mais curto, em dois anos, a grade curricular oferece uma base excelente para seus alunos. Saímos capacitados para seguir o segmento de acordo com nossos interesses”, garante.
No primeiro semestre são ofertadas disciplinas básicas como: microbiologia básica, química aplicada e dos alimentos. Com o decorrer dos ensinos, as matérias começam a se aprofundar um pouco mais e, seguindo o primeiro exemplo, são: microbiologia dos alimentos, química dos processamentos de alimentos, bioquímica dos alimentos, entre outras. No final da formação ocorrem aulas de tecnologia específica, cada qual em seu ramo: tecnologia de carnes, de leites e derivados, de bebidas e etc.
Segundo o último Censo Escolar do Inep/MEC, são oferecidas, por ano, 1881 vagas em todo o Brasil. No entanto, dos 5.311 candidatos, apenas 1404 ingressam realmente. O mercado de trabalho é bem vasto devido à nossa economia ser muito baseada na produção de alimentos. O crescente interesse por uma vida saudável também movimenta bastante o setor.
E se você quer saber um dos maiores prazeres da profissão, Ana responde sem receio: “A maior satisfação, sem dúvida, é ver o resultado de seu trabalho chegar a milhares de pessoas e poder proporcionar a elas uma boa sensação”.
Se ainda restam dúvidas quanto à escola, a tecnóloga aconselha: “busque informações sobre o curso; visite as instituições de ensino e pesquise sobre a área de atuação”. No entanto, em sua opinião um pensamento deve vir em primeiro lugar: “procure saber se realmente gosta das tarefas a serem desempenhadas. Pois quando se faz algo com vontade e alegria, o sucesso é garantido!”, assegura.
E aí, preparado para tomar a sua decisão? Lembre-se: o Nube sempre vai te apoiar em sua trajetória profissional!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.