Gosta de lógica, tem criatividade e se vê fazendo melhorias nas atividades industriais? Então fique atento, pois você pode estar prestes a conhecer a profissão do seu futuro. Estamos falando da engenharia de materiais, uma área onde se entra em contato com diversos tipos de clientes. Ficou curioso? Então saiba mais com o Nube.
O curso tem duração de cinco anos e no terceiro, após a formação básica, é possível escolher entre três tipos de especialização: a de metais, cerâmicas ou polímeros. São muitas as aulas práticas, onde se pesquisa e desenvolve diversos tipos de objetos de tais segmentos. Na base teórica a matemática é grande, assim como física e química. De acordo com o Censo Escolar Inep/MEC, se matriculam por ano cerca de 4.515 alunos e, desse total, apenas uma média de 9,78%, ou seja, 442 se formam.
O Gerente de TI do Nube, Luiz Pasqual, conta ter optado por cursar tal ramo após ler sobre o conteúdo programático. “Achei muito interessante e com um amplo campo de trabalho”. E ele estava certo, pois o mercado é carente de profissionais com essa formação e disputa especialistas para trabalharem em indústrias petroquímicas, siderúrgicas, automobilísticas, aeronáuticas, químicas alimentares e muitas outras.
Com o aquecimento da economia, as oportunidades só tendem a crescer e o salário inicial, segundo o Crea-SP, é de cerca de R$ 3.060, por seis horas diárias. As melhores chances de ascensão na carreira se encontram nas regiões Sudeste e Sul, mais especificamente, em Santa Catarina, considerada o segundo maior pólo ceramista do mundo.
Para Pasqual, a maior motivação é poder entender como os materiais se comportam e, dessa forma, poder desenvolver outros muito melhores. Apesar de não ter optado por seguir na profissão, ele explica quais são os maiores desafios a serem enfrentados: “Eles estão ligados ao processo de criação de materiais inéditos, os quais atendam as exigências do nosso cotidiano. Como, por exemplo, a necessidade atual de se produzir bens em harmonia com o meio ambiente”.
Uma dica do Nube, para quem quiser ir por esse caminho, é ter um bom inglês, pois a maior parte da literatura exigida está nesse idioma.
E aí, se vê desempenhando as tarefas de tal engenheiro? Faça sua escolha, pois o mundo corporativo o espera!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.