Limpeza urbana. Muitos são os profissionais reconhecidos pela sociedade. Mas você já se atentou pelos responsáveis por limpar diariamente as ruas e praças das cidades? Hoje é um dia especial e o Nube homenageia os queridos "trabalhadores de laranja". Saiba mais.
Criada em 31 de outubro de 1962, a data é voltada para mais de 1,5 milhão de brasileiros. Somente no Paraná, cerca de 50 mil pessoas exercem a função. O nome ''Gari'' faz referência ao empresário Aleixo Gary, contratado em outubro de 1876 pelo Ministério Imperial, para organizar o serviço de limpeza da cidade do Rio de Janeiro. O serviço incluía remoção de lixo das casas e praias, além do posterior transporte para a Ilha de Sapucaia, onde hoje fica localizado o Bairro Caju.
Sempre de bom humor e presentes em quase todas as esquinas, os profissionais são figuras corriqueiras no cotidiano social, mas muitas vezes acabam passando despercebidos aos olhos dos pedestres. O esforço, porém, deve ser valorizado. De acordo com um estudo da empresa Cavo - Serviços e Meio Ambiente, um gari caminha, diariamente, cerca de quatro quilômetros em sua “ronda” de limpeza, independente das condições climáticas. "É louvável o carinho dos defensores da higiene pública. Busco cumprimentar e tratar de igual para igual cada um dos 'laranjinhas', como nos referíamos antigamente, pois são plenamente merecedores de tal tratamento", enfatiza o superintendente do Nube, Alberto Cavalheiro.
Aprovam o conteúdo da matéria? Então nos ajude a afastar de vez todo e qualquer tipo de preconceito existente na sociedade. Aproveite para ler mais uma matéria do Nube sobre discriminações, clicando aqui.
Boa sorte em sua carreira e conte conosco!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e também no Facebook.