Fumar, um hábito considerado desagradável e muito prejudicial à saúde, mas mesmo assim praticado por bilhões de pessoas. Saiba com o Nube porque o cigarro, além de fazer mal ao bem-estar, também deprecia na hora de conseguir um estágio.
No Brasil 23,9% da população é fumante e dessa parcela 90% começou antes dos 19 anos. Uma estatística lamentável quando se pensa nas conseqüências do mau hábito, afinal, além de poder causar mais de 50 doenças diferentes, é responsável pela morte de 200 mil brasileiros por ano, ou seja, 23 pessoas por hora.
Porém, os danos não param por aí e podem, ao mesmo passo, abalar sua carreira profissional. “Algumas empresas, principalmente aquelas estabelecidas em prédios, preferem candidatos sem o vício, pois ele prejudica o rendimento. Já nas firmas de produtos químicos a recusa é imediata, até mesmo por um motivo de segurança”, conta a Coordenadora de Seleção do Nube, Natalia Caroline Varga.
Uma boa forma de controlar o desejo pela nicotina é caminhar. Segundo pesquisadores, um plano de exercícios ajuda a esquecer a vontade pelo tabaco, reduz os sintomas de abstinência e ainda acelera o metabolismo, levando ao emagrecimento.
Marisa Teixeira, fumou dos 20 aos 60 anos. “Quando descobri estar só com 50% do pulmão funcionando resolvi tomar outro rumo. Já não respirava direito e o cheiro também me incomodava muito.”, conta ela. Agora com 62 anos está livre do vício e fala feliz sobre a nova etapa de sua vida, “foi realmente um grande ganho. Resolvi também entrar para um grupo de corrida, pois havia engordado 10 kg. Hoje corro de 5 a 7 km e uma grande vitória foi ter participado, ano passado, da Maratona de São Paulo (10 km). Já recuperei meu peso, e me sinto renovada”.
Não há dúvidas de ser grande a dificuldade de parar e inclusive exige muita força de vontade. Caso não consiga sozinho, não tenha vergonha de procurar ajuda médica e psicológica. “Procurei um médico especialista e foi a melhor coisa. Tomei medicamento por 4 meses, porém no segundo já conseguia não acender mais nenhum cigarro. Como parte do tratamento, também recebia e-mails diários falando dos malefícios e recebia torpedos SMS.
Assim, seja forte. O importante são os benefícios adquiridos ao seu corpo com essa ação. O Nube deseja boa sorte na sua luta contra o fumo.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e agora também no Facebook.