O verão é a estação da alegria. Muito calor, férias prolongadas, piscina e sorvete. Contudo, tanta regalia pode provocar alguns danos à saúde. O ouvido, nesses casos, sofre muito com tamanha exposição. Em dinâmicas, dores desse tipo podem ser prejudiciais.Veja como você deve se portar nessas ocasiões.
Estamos na época do ano com maior incidência de doenças relacionadas ao sistema auditivo. Os casos, em relação ao inverno, aumentam em 70% e quem não se trata pode chegar a ter parte da audição perdida.
Uma das dicas para se prevenir é não mergulhar em locais poluídos e secar bem as orelhas quando sair da água. Evitar se expor a sons muito altos e não usar cotonetes, também é aconselhável.
Contudo, caso você seja pego de surpresa e esteja às vésperas de uma entrevista, tome cuidado para não se embaraçar. “O mal-estar pode fazer o candidato apresentar um desempenho abaixo do esperado no processo de seleção”, explica a colaboradora de Recrutamento e Seleção do Nube, Luciana Diciaula Coca. Para ela, isso ocorre porque o candidato não consegue estabelecer uma linha de raciocínio e manter o foco.
Yolanda Brandão, colaboradora do setor de Treinamento e Dinâmica, também enfatiza o fato dessa condição não ser apenas uma experiência sensorial desagradável, mas também ser responsável por um descontrole emocional. “Dessa forma, não há energia para se dedicar integralmente à avaliação”, afirma ela.
Assim, as duas aconselham: “Para evitar esse tipo de situação é importante o estudante avaliar se tem ou não possibilidade de comparecer à seleção. Se for necessário, é interessante remarcar para outro dia”. Caso reagendar não seja possível é válido conversar com o selecionador e relatar o problema. “Ele com certeza levará em conta o seu estado de saúde na hora de avaliar seu desempenho”, ressalta Yolanda.
No ambiente de trabalho doenças do tipo também podem ser nocivas. Além de causar a indisposição do colaborador, ainda provoca a diminuição de sua produtividade. “Em algumas áreas de atuação, a dor de ouvido é um grande empecilho para realizar as atividades do dia-a-dia, como por exemplo em um setor de Call Center”, garante Luciana.
Em ambos os casos a indicação é sempre a mesma: procure auxílio médico para a situação não se agravar ainda mais. O desejo é de nunca ficar doente, mas se acontecer, siga as dicas do Nube e garanta seu sucesso profissional.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, oportunidades, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendizagem, faça suas perguntas no Formspring. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube, participe da nossa página no Orkut e agora também no Facebook.