Você se preocupa com a quantidade de açúcar no seu sangue? Tem casos de diabetes na família? Segundo dados do Ministério da Saúde, essa doença mata cerca de 400 mil brasileiros todos os anos. Quer saber como se prevenir? O Nube explica.
Esse é um mal no qual os níveis de glicose no sangue estão mais altos, fora da normalidade. Esse fator pode levar ao infarto, derrame, danos aos nervos e perda de visão. Existem vários tipos, porém os mais frequentes são:
Tipo 1 Diabetes Mellitus Insulinodepente geralmente ocorre em crianças, adolescentes e adultos jovens e necessita de insulina para seu controle.
Tipo 2 Diabetes Mellitus Não insulinodependente é o tipo mais frequente e aparece geralmente após os 40 anos.
Diabetes gestacional aparece na gravidez, sobretudo se a mulher tem mais de 30 anos, parentes próximos com a doença, teve filhos pesando mais de quatro quilos ao nascer, teve abortos ou natimortos, é obesa ou aumentou muito de peso na gestação.
Muita fome, perda e ganho de peso, desânimo, fraqueza, cansaço físico e vontade de urinar várias vezes ao dia são alguns dos sintomas. Mas, se você foi diagnosticado, não se desepere! Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Dr. Gustavo Gusso, o controle não é tão difícil quanto muitas pessoas imaginam.
Alimentação saudável e incentivo à prática de exercícios físicos desde a infância é fundamental. Deve-se dar preferência para saladas, vegetais, cereais integrais, peixe, feijão e outras carnes magras. É necessário evitar açúcar branco ou mel e substituir alimentos feitos com farinha de trigo pelos feitos com grãos integrais, indica Gusso.
Paula Lário, analista de comunicação do Nube, possui um caso na família. Seu pai tem diabetes do tipo 2 e ela preza pelos cuidados em casa. Sempre fico alerta para ele não comer alguns doces e manter as taxas de açúcar reguladas. Assim, não há problemas, explica.
A dica final é: tenha refeições saudáveis, pratique esportes e faça check-ups anuais. Assim, sua saúde fica em dia!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.