A primeira experiência profissional do estudante pode ser iniciada dentro da instituição de ensino. Aprender na prática e contar com a orientação de professores e coordenadores é a proposta das empresas juniores. Quer saber mais? Aprenda na matéria do Nube News.
A iniciativa começou na França, em 1967. No Brasil, a Fundação Getúlio Vargas FGV, foi a primeira instituição da América Latina a abrir o empreendimento em 1988. Atualmente, o Movimento Empresa Junior MEJ, é um fenômeno global, constituído por confederações de grande porte. Nosso país conta com mais de 700 empresas juniores e 22 mil empresários em todas as regiões.
A estrutura corporativa envolve membros na diretoria, área comercial, marketing e operacional, assim como qualquer outra instituição. O principal objetivo é gerar desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico dos integrantes, proporcionando soluções e resultados", afirma Carmen Alonso, gerente de treinamento do Nube.
O mercado movimenta cerca de R$ 9 milhões, porém todas elas são organizações sem fins lucrativos. O dinheiro de projetos e trabalhos desenvolvidos é utilizado para custear os gastos em infraestrutura, treinamento e, eventualmente, a própria remuneração dos participantes.
No aspecto econômico, o diretor de Relações Públicas da empresa Junior da FGV, Ricardo Serra Netto de Almeida afirma: Os preços dos trabalhos executados são bem inferiores se comparados a uma consultoria especializada. Porém, garantimos qualidade e as atividades são desenvolvidas por alunos com a supervisão de professores. Isso possibilita um acesso a um bom serviço e com valores acessíveis.
Desenvolvidas e geridas restritamente por alunos, toda faculdade pode ter uma organização como essa. Para tal, contate a direção da sua instituição e mobilize outros estudantes para incentivarem a elaboração de um projeto voltado para sua ideia. Outras informações podem ser obtidas na página da Confederação Brasileira de Empresas Juniores Brasil Júnior.
Gostou das dicas? Então aproveite para se interar sobre o mercado de trabalho. Desejamos sorte e sucesso na sua carreira! Conte com o Nube!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendiz, faça suas perguntas no Formspring. Assista também nossos vídeos de dicas no YouTube.