Para quem ainda está em busca de uma profissão, o Nube traz mais uma dica: fonoaudiologia. Ela é a ciência da pesquisa, prevenção, diagnóstico, habilitação e reabilitação da voz, da audição, da motricidade oral, da leitura e da escrita. Quer saber mais sobre essas atividades? Então saiba mais sobre o curso.
O currículo tem disciplinas de diversas áreas. O aluno estuda anatomia, fisiologia, genética, patologias, psicologia, pedagogia e ética. Há também conteúdos específicos como audição, linguagem oral e escrita, fala e prevenção, avaliação, diagnóstica e tratamento dos distúrbios da comunicação. Ao final, é preciso fazer o estágio obrigatório e apresentar uma monografia.
O fonoaudiólogo pode atuar em parceria com fisioterapeutas, otorrinolaringologistas, neurologistas, psicólogos e dentistas. Auxilia cantores, atores e pode trabalhar em clínicas, consultórios, escolas, hospitais e emissoras de televisão. Para isso, é necessário registrar o diploma no Conselho Regional de Fonoaudiologia.
O mercado de trabalho está crescendo. Maternidades contratam o especialista para realização de "Emissões Otoacústicas", mais conhecido como o "teste da orelinha", feito em recém-nascidos. Além disso, existe a motricidade oral, para ajudar bebês com dificuldade de sugar o leite materno. Em hospitais, ele auxilia pacientes com problemas de respiração, mastigação, deglutição e fala.
É grande a procura também por profissionais em busca de uma boa dicção, como locutores, executivos, oradores, músicos, atores e políticos. Eles aprendem a entonação e a impostação correta da voz para evitar a perda dela ou danos nas pregas vocais. O mesmo acontece em empresas de telemarketing, onde as técnicas são utilizadas para preservação da voz e da audição dos funcionários.
Também há chances nas escolas particulares de educação infantil, nas quais o formado acompanha o desenvolvimento da linguagem dos alunos. Em geriatria, auxiliam idosos na adaptação aos aparelhos auditivos.
Fernanda Soares conseguiu um estágio no terceiro ano. Iniciei em um hospital, e já passei pela maternidade, unidade de terapia intensiva e agora estou atuando em parceria com os fisioterapeutas, diz. Ela considera a melhor forma de colocar todo o ensinamento em prática e se apaixonar mais pela profissão.
O estágio é a hora do estudante conhecer realmente as atividades da carreira e decidir em qual se enquadra melhor, afirma Carmen Alonso, gerente de treinamento do Nube. Quer saber se esse curso combina com você? Faça esse teste e saiba.
A fonoaudióloga Natália Silvério diz ser uma profissão nova com várias opções. O mercado está se abrindo e temos um futuro promissor. Temos hoje até fonoaudiologia estética. É difícil não se identificar com uma dentre tantas áreas de atuação, ressalta.
O Nube deseja boa sorte em sua escolha!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.