Qual você acredita ser a maior dificuldade em conseguir um estágio na sua área? Essa foi a pergunta do Nube para os visitantes do site e você terá uma surpresa ao saber os resultados.
Dentre as cinco alternativas possíveis, os 1.845 votantes escolheram em maioria Eu não domino outros idiomas, com 34,8%, mas a coordenadora de seleção Natalia Caroline Varga afirma: esse não é o principal item de reprovação dos candidatos. Algumas vagas realmente exigem inglês ou espanhol em nível intermediário ou avançado, mas não são a maioria.
O Nube indica: faça o curso de línguas e dedique-se, pois é um diferencial para a sua carreira, porém há outras questões a serem analisadas. O segundo lugar ficou com Há poucas vagas no mercado com 27,15%. Essa é uma realidade. Segundo dados do MEC e da Associação Brasileira de Estágios, temos no Brasil 13,4 milhões de estudantes no ensino médio e superior e somente 900 mil conseguem uma oportunidade.
Porém, para conseguir se destacar nesse mercado concorrido você deve se esforçar para ter um bom desempenho nas dinâmicas e entrevistas. Para isso, leia as dicas no site do Nube sobre currículo e processo seletivo. Tente também fazer cursos para ter os conhecimentos técnicos mais exigidos na sua área. Essa foi a terceira preocupação dos 26,67% dos internautas.
Em penúltimo lugar está a alternativa Ainda é uma área nova, com 7,43% dos votos. Alguns cursos estão em seu início e as empresas ainda não tem conhecimentos das atividades correlatas a eles. Por isso, a demanda por vagas pode ser menor.
E agora temos uma grande revelação: apenas 3,96% responderam ser reprovados em português. Esse é um engano. Segundo levantamento feito pelo Nube, 32% dos candidatos avaliados passou no teste ortográfico, o equivalente a 12.577 estudantes em um total de 39.304.
A prova consiste em 30 palavras ditadas pelo selecionador e até seis erros são permitidos. Somente 5% acertaram todas e cerca de 30% erraram quase a totalidade. Isso é visto como falha na formação do candidato, pois o esperado é o domínio da língua portuguesa e o conhecimento de pelo menos um segundo idioma, revela Natália.
Lembre-se: independente da área de atuação, ter um bom português é muito importante. Os alunos de exatas costumam reclamar das redações nos processos seletivos, porém em todas as profissões é necessário enviar um e-mail ou fazer uma apresentação, por exemplo, explica Natália.
Portanto, estude bastante, faça boas leituras e evite escrever com abreviações ou em linguagem de Internet. Assim, você garante uma das etapas mais importantes do processo seletivo a qual muitos não se importam. Boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.