Ser médico veterinário é o sonho de muitas pessoas. Mas para a concretização desse plano existem alguns requisitos importantes e devem ser levados em consideração. Gostar de animais é uma condição importante, claro, mas não suficiente. Além do afeto, é preciso ter vocação, como em qualquer área. Quer saber mais? Acompanhe com o Nube e veja se você está preparado ou não para encarar o reino animal.
Antes de tudo, é importante estar ciente das principais características para se dar bem nessa área. Gostar de disciplinas de biologia, não se impressionar ao ver sangue e ferimentos, saber escolher uma boa faculdade e ter sensibilidade para lidar com emoções humanas, são algumas delas. Além do paciente (o animal), o veterinário tem a missão de manter a solidariedade com os clientes (os donos) também, afirma a estudante de medicina veterinária, Juliana Andrade. Estou no primeiro ano e todas as matérias têm sido fascinantes. Quanto mais eu aprendo, mais quero saber dos assuntos e, no momento, lidar com animais grandes tem sido minha preferência, completa.
O Brasil, atualmente, é o segundo maior mercado do mundo em quantidade de animais domésticos. Com aproximadamente 28 milhões de cães, 12 milhões de gatos e 4 milhões de outros animais (pássaros, râmsters, entre outros) nosso país fica somente atrás dos Estados Unidos. Essa é só uma parte do grande leque de possibilidades para você seguir depois de formado. Algumas opções de segmentos são: veterinária (clínica, industrial e ambiental) e controle e tecnologia para populações animais. O estudante deve analisar bastante antes de escolher a atuação de interesse. Essa decisão será responsável pelo futuro profissional desse jovem, afirma Carmen Alonso, gerente de treinamento do Nube.
Fique ligado: medicina veterinária é um curso tradicional em quase todas as universidades federais e estaduais do país. De acordo com o Censo de Educação Superior, 312 instituições de ensino oferecem essa opção de bacharel com duração entre quatro e cinco anos. Quando o assunto é remuneração, é possível encontrar altos e baixos. De acordo com a Pesquisa de Bolsa-auxílio feita pelo Nube, a média de remuneração dos estagiários é de R$ 393,62. Por outro lado, para os recém-formados, o piso salarial é de R$ 3.060,00.
Depois de ler essas informações aumentou ainda mais o seu gostinho pelos animais? Se a resposta é sim, está esperando o que? Procure saber mais sobre essa profissão e boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.