Se você gosta de jogos eletrônicos, eis uma boa notícia. Segundo estudo feito pela Universidade de Rochester, no Reino Unido, videogames podem ajudar seus usuários a tomar decisões mais rapidamente. Mas as diferenças já começam no tipo de prática dos jovens.
Os pesquisadores examinaram pessoas entre 18 e 25 anos não usuários de jogos eletrônicos, seja em computador ou em consoles. Os voluntários foram divididos em dois grupos: o primeiro praticou 50 horas de títulos de ação e o segundo o mesmo tempo com um de estratégia.
Após o período, os participantes responderam testes com a recomendação de terem bastante agilidade. As tarefas eram simples envolvendo a visão e a audição. Os resultados finais foram: quem treinou com jogos de ação foram até 25% mais rápidos e acertaram o mesmo número de questões dos que praticaram com o game de estratégia.
Eles tomam mais decisões corretas por unidade de tempo. Se você for um cirurgião ou estiver no meio de um campo de batalha, essa habilidade pode fazer a diferença, disse Daphne Bavelier, uma das autoras do estudo.
O cérebro está sempre computando probabilidades. Quando dirigimos um veículo, por exemplo, podemos ver um movimento brusco à esquerda, estimar se corremos risco de colisão e, com base nessa probabilidade, frear ou não, disse Daphne.
De acordo com o grupo britânico, os cérebros dos jogadores de games de ação são coletores mais eficientes de informações visuais e sonoras e, portanto, atingiriam mais rapidamente a quantidade de que necessitam.
Porém, tenha cautela! Não deixe de fazer atividades importantes do seu dia para ficar em frente ao computador ou à televisão. Carmen Alonso, gerente de treinamento do Nube, ressalta a importância de administrar bem o tempo. Ao acordar pense em todas as tarefas a serem realizadas durante suas 24 horas e distribua todas as atividades entre elas. Não esqueça: imprevistos acontecem, explica.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas, palestras e muito mais. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio ou aprendiz, faça suas perguntas no Formspring. Assista também nossos vídeos de dicas no YouTube.