Você está procurando um estágio e decidiu incrementar seu currículo. Ao invés de procurar cursos e treinamentos, optou por inventá-los? Pois começou errado. A prática da mentira é muito comum e até um projeto de lei está tramitando na Câmara dos Deputados para torná-la crime sujeito a detenção.
Segundo a Kroll, empresa na área de consultoria em gerenciamento de risco, 40% dos currículos trazem informações inverídicas. As empresas estão mais cuidadosas na verificação, testando conhecimentos e pedindo referências para confirmar os dados, explica Carmen Alonso, gerente de treinamento do Nube.
Veja agora as cinco inverdade mais utilizadas por candidatos e descobertas pelas empresas:
Idiomas essa é popular e fácil de ser identificada. A maioria das empresas faz testes escritos ou orais para checar o nível de compreensão da língua. Muitos até possuem o certificado, mas sem a utilização perdem a fluência. Se achar mais adequado, coloque separadamente as habilidades de fala, escrita e leitura.
Formação nunca coloque como completa quando foi trancada ou não finalizada. Também não é indicado inventar cursos complementares para justificar conhecimentos adquiridos de forma autodidata. Fale sobre suas competências e como aprendeu. Você pode ser cobrado por um diploma e sua mentira será desmascarada.
Tempo de experiência não é porque a vaga dos seus sonhos pede cinco anos que você vai colocar essa informação para ser chamado para o processo seletivo. Caso tenha ficado um ou dois meses na empresa, pense se é viável ter esse dado no currículo.
Motivo de saída da empresa algumas pessoas ainda colocam essa informação desnecessária e, além disso, mentem. Realmente demissões não costumam ser bem vistas. Se perguntarem o motivo, não invente extinção do setor ou crise. Uma frase ética é: Não estava sendo bom para mim nem para a empresa, por isso concordamos em rescindir nosso contrato.
Responsabilidades no campo Qualificações, coloque apenas aquilo que você é. Responsável, pontual, organizado e pró ativo? Escolha até quatro qualidades e saiba como justificá-las em uma possível entrevista. Não conseguir explicar suas competências comprova sua informação errada e, com certeza, tira suas chances de conseguir a vaga.
Lembre-se: mesmo uma mentira inocente pode ferir a sua credibilidade na empresa. Para evitar constrangimentos, fale sempre a verdade. Assim, sua carreira será preservada. Boa sorte!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.