Já reparou como os novos termos da vida on-line invadem o seu dia-a-dia? Mas afinal de contas, você sabe diferenciar redes sociais de mídias digitais? Utiliza as novidades a seu favor? O Nube te ajuda a entender melhor a funcionalidade da nova era cibernética: a web 2.0.
Todo agrupamento, seja ele de pessoas ou objetos, virtuais ou reais, pode ser considerado uma rede. A definição do gerente de comunicação do Nube, Mauro de Oliveira, ilustra a amplitude do tema. Com base nas semelhanças e diferenças, desenvolvemos círculos sociais na escola, no trabalho, na vizinhança, dentre outros ambientes, conclui Oliveira. Na mesma linha de pensamento, ao criar uma empresa instalamos diversos computadores, desenvolvendo assim um sistema interligado.
Os relacionamentos antes construídos pessoalmente ou no máximo por telefonemas e cartas, agora invadem a Internet, ultrapassando fronteiras. Facebook, Orkut, My Space, Formspring e Linked In, com 650 milhões de usuários, segundo estudo da IBM, possibilitam aos seus usuários compartilhar informações e cultivar laços de amizade via web. Essas são as famosas redes sociais, caracterizadas pelos espaços dedicados à postagem de fotos, textos, troca de mensagens, incluindo a participação nas mais diversas comunidades virtuais. Ainda de acordo com a IBM, até 2012, o número de internautas presentes nos sites do gênero romperá a marca de 800 milhões.
Do ponto de vista digital, as inovações dos últimos anos possibilitaram o surgimento de novos instrumentos de armazenamento de dados, como vídeos e músicas. As facilidades não param por aí, microblogs auxiliam na comunicação instantânea dos seus adeptos. Por isso, Youtube e Twitter se destacam entre as novidades virtuais. Por não representarem uma rede de socialização, ambos são definidos como mídias digitais, sendo outros fortes mecanismos on-line. Para o coordenador dos portais de música Cifraclub e Palco MP3, Gustavo Morais, a importância dos canais está na forma com a qual seu conteúdo é transmitido. Os vídeos lançados no Youtube podem ser acessados ao redor do planeta em questão de segundos. Artistas e profissionais de diversas áreas ganham uma visibilidade incrível como nunca imaginaram ser possível.
Consolidada entre os jovens, a nova era da Internet (conhecida como Web 2.0), agora expande sua atuação para o mundo corporativo. Um estudo realizado pela universidade britânica Henley Business School aponta 75% das organizações como adeptas das redes sociais. No entanto, apenas 10% participam ativamente. A analista de RH do Cedep Centro de Desenvolvimento Profissional, Anessa Trassi, alerta para a importância do envolvimento das empresas com os ambientes cibernéticos: é importante existir uma proximidade com o público, pois grande parte das pessoas encontra-se conectadas virtualmente. Ignorar as ferramentas on-line é um sério risco. As informações do Cedep se encontram no @cedepbrasil.
Gostou das tendências virtuais? Então aproveite e seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e acompanhe notícias diárias de ações, vagas, palestras e novidades. Caso tenha alguma dúvida sobre estágio, faça suas perguntas no Formspring.
Boa sorte na sua carreira e boa navegação!
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.