Se você gosta de estudar o homem, seja o seu comportamento, sua cultura ou costumes, uma oportunidade bacana é a exposição Cumplicidade - 20 anos de reportagem, 20 fotógrafos Olhares para o Brasil e Brasileiros. Aberta ao público até o dia 21 deste mês, no Centro Cultural do Conjunto Nacional, em São Paulo, é organizada pelo jornalista Bernardino Furtado e ilustra suas memórias de viagens pelo interior do Brasil junto com mais 20 profissionais da área.
A mostra é composta por 40 ampliações em papel fotográfico e dois painéis com oito imagens que compõem uma espécie de mini álbum de recordações de suas andanças. Selecionei os trabalhos mais marcantes com foco em pessoas anônimas, como pequenos agricultores e trabalhadores de diversas regiões do País, afirma Bernardino.
Além da exposição, o projeto tem um livro sob o mesmo nome, com 120 páginas, sendo destinado a bibliotecas e escolas públicas de aproximadamente 80 cidades de 15 estados. E para quem se interessou, tem mais! No blog www.cumplicidade.org podem ser conferidas algumas histórias das experiências do jornalista.
Para Natália Caroline, analista de recrutamento e seleção do Nube, é importante o jovem ter contato com outras culturas para enriquecer seus conhecimentos gerais. Por isso, é válido seguir a dica do Nube e participar de atividades desse tipo, pois elas ajudam a aumentar a capacidade de análise e discernimento, características muito exigidas no mercado de trabalho atual, conclui a psicóloga.
Com patrocínio da Fiat Automóveis por meio da Lei Rouanet a mostra já passou pelo Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte MG, entre 28 de janeiro e 28 de fevereiro. Agora é a vez dos paulistanos conferirem esse verdadeiro retrato antropológico cultural de alguns brasileiros. O Nube lhe deseja um bom passeio.
Serviço:
Exposição: Cumplicidade - 20 anos de reportagem, 20 fotógrafos - Olhares para o Brasil e Brasileiros
Local: Conjunto Nacional SP, Av. Paulista, 2.073 Térreo Cerqueira César, próximo à estação Consolação do Metrô
Quando: até 21 de abril, das 7h às 22h
Entrada franca