No dia 8 de março muitas empresas e instituições de ensino presenteiam as mulheres pelo seu dia. Mas você sabe porque essa data foi escolhida para homenagear o sexo feminino no mundo todo?
Em 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque, estavam insatisfeitas com as condições de trabalho. Decidiram então, fazer uma greve e reivindicar mais direitos como redução na carga horária. Naquela época, elas ficavam 16 horas diárias em atividade.
Outros pontos de desagrado era o salário, geralmente um terço do que os homens recebiam na mesma função, e queriam tratamento digno dentro das empresas. Essa manifestação foi reprimida com muita violência. As grevistas foram trancadas dentro da fábrica. Após isso, o local foi incendiado.
Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas e esse ato ficou marcado mundialmente. Porém, a data só foi instituída em 1910, durante uma conferência na Dinamarca. Eles decidiram tornar o dia 8 de março o Dia Internacional da Mulher em homenagem às mortas na fábrica em 1857. Em 1975, por meio de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas, ONU.
Rejane Lopes, supervisora de Inteligência de Marketing do Nube, considera de extrema importância relembrar esse dia. Atualmente é comum às mulheres assumirem a liderança e isso só foi possível com a nossa coragem e sobretudo determinação em perseguir nossos objetivos", afirma.
A intenção da data não é apenas comemorar. Vários países realizam conferências e debates para discutir o papel delas na sociedade. Muitas coisas já mudaram, mas em alguns locais elas ainda sofrem tanto no ambiente de trabalho como em casa.
Aproveite essa data e faça uma homenagem às mulheres importantes na sua vida.