Você gosta de leitura e é organizado? Então, já tem dois bons motivos para conhecer a profissão de bibliotecário. Porém, apesar do que muitos pensam, o trabalho não se resume aos acervos de livros. Há muitas outras atividades no mercado.
Além de bibliotecas públicas, privadas e universitárias, o profissional também pode trabalhar em instituições bancárias, comerciais, cartórios, fóruns, centros de restauração de documentos, museus, editoras, gráficas, livrarias, videotecas, centros de análise de informação, institutos e centros de pesquisa.
Quem quiser se especializar, pode atuar em gerenciamento de sistemas automatizados, organização de arquivos, educação, museologia e gestão da informação. A Biblioteca Nacional, situada no Rio de Janeiro, é a maior empregadora da área, porém muitas empresas estão em busca desses profissionais.
Novas tecnologias são usadas, fazendo os profissionais procurarem atualização para serem mais competitivos. O gerenciamento de dados, documentos e arquivos é muito valorizado pelas corporações, sendo que o bibliotecário também pode atuar na organização de arquivos da Internet, como no caso de jornais e revistas.
O curso tem duração de quatro anos e você vai estudar as seguintes disciplinas: filosofia, português, teoria da comunicação, sociologia, história do livro e das bibliotecas, inglês, economia, ciência da informação, normatização bibliográfica, história da literatura, multimeios, fontes de informação, estatística e história da arte.
Segundo pesquisa realizada pelo Nube em abril deste ano, a média de bolsa-auxílio para o curso é de R$ 708,13. Veja as áreas de atuação:
Conservação atualização, manutenção e preservação de acervos e banco de dados.
Seleção e registro classificação, aquisição e escolha de material
Organização gerenciamento dos sistemas de informação
Intermediação orientação ao usuário da biblioteca quanto ao conteúdo das informações de livros, documentos, teses, etc.
Normatização criação de regras para a manutenção de dados.
Annibal Moraes Pereira Lima, estudante do 4º semestre de Biblioteconomia está gostando do curso. Já tinha trabalhado com organização de DVDs e também em uma livraria. Conversei estudantes do curso, vi a grade curricular, conheci uma faculdade e tomei minha decisão.
Sobre o mercado de trabalho, ele está confiante. Faço estágio desde o primeiro semestre. Agora estou em uma grande empresa implantando um sistema para gerenciamento de documentação, conta Lima. Para garantir as vagas, fez cadastro no Nube e verificava sempre as oportunidades.
Agora é com você! Leia mais sobre a profissão e lembre-se de atualizar seu cadastro quando iniciar o curso superior.
Seja nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Google+, Foursquare e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!
O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos.