Levantamento feito pelo G1 mostra que pelo menos 9,8 mil vagas estão abertas atualmente para estágio em todo o país, sem contar os programas de empresas e órgãos públicos que não disponibilizam o número exato de vagas. O valor da bolsa-auxílio chega a R$ 1,6 mil.
Entre as empresas que estão com vagas abertas estão Petrobras, Nestlé, Unilever e Pirelli. Já o agente de integração Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) informou que há atualmente 5.256 vagas disponibilizadas. As inscrições devem ser feitas pelo site www.ciee.org.br.
Para quem é estudante de direito há oportunidades na Procuradoria Fiscal, Procuradoria do Patrimônio Imobiliário e Procuradoria Judicial do estado de São Paulo, cujas inscrições devem ser feitas pelo site www.pge.sp.gov.br. Outros órgãos que oferecem vagas para esses estudantes são a Defensoria Pública de São Paulo e Procuradoria da Fazenda Nacional do Paraná.
Reposição
As contratações aumentam nesta época do ano por conta da reposição das vagas de parte dos estagiários que se forma no meio do ano.
'Quem correr atrás agora, com certeza vai sair na frente na disputa por uma oportunidade de estágio', explica Seme Arone Junior, presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres).
Conhecimentos em informática, domínio da língua portuguesa, cursar um segundo idioma e vontade de aprender são diferenciais para conseguir a vaga, segundo Carlos Henrique Mencaci, presidente do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube).
Ele afirma que os selecionadores buscam candidatos qualificados e que os cursos extracurriculares são grandes aliados para melhorar o currículo. 'Independente da área de atuação desejada, os estudantes devem buscar informações constantemente para maximizar suas possibilidades de ser aprovado em uma empresa', diz.
Durante os processos de seleção, de acordo com a gerente de recrutamento e seleção do Nube, Evelyn Lemos, falta de criatividade, de dinamismo e de bom humor são as principais razões que eliminam os candidatos.