Atualmente, fala-se muito em obesidade tanto entre adultos quanto crianças. A correria do dia-a-dia faz com que muitos se alimentem mal e deixem de cuidar do corpo. Como resultado, vemos crescer o número de pessoas com a famosa barriguinha.
Até um projeto de lei proibindo a venda de fritura e refrigerante nas cantinas de instituições públicas e privadas foi criado. Porém, o governador José Serra vetou, justificando que algumas crianças, por determinação médica, necessitam de uma dieta rica em calorias.
Esta medida foi uma tentativa de auxiliar os pais no combate à obesidade entre crianças e adolescentes, fase quando o hábito alimentar é formado. Uma alimentação equilibrada até os cinco anos de idade é fundamental para o desenvolvimento físico e mental. A participação dos pais e da escola também é imprescindível. Cabe a eles oferecer pratos com os ingredientes de uma refeição balanceada, afirma a nutricionista Carla Kanashiro, favorável ao projeto de lei.
Além de ser um fator preocupante por agredir a estética e indicar obesidade, a gordura abdominal também chama a atenção por provocar doenças como diabetes e hipertensão, explica Kanashiro.
Ingerir diariamente alimentos como salgados de massas, frituras em geral, biscoitos recheados, refrigerantes e sucos artificiais, enfim, produtos com poucos nutrientes e alto teor calórico, provocam graves danos ao organismo. A pessoa fica propensa a doenças nutricionais como diabetes e alergias alimentares, a problemas cardiovasculares e vasculares e com deficiência de vários nutrientes importantes ao organismo. Ou seja, terão a qualidade de vida seriamente afetada conclui a nutricionista.
Portanto, confira algumas dicas para quem quer se alimentar melhor:
- Coma de tudo um pouco;
- Faça várias refeições ao longo do dia em porções pequenas;
- Ingira bastante líquido;
- Divida o prato em 4 partes e cores com porções equilibradas entre carboidratos, proteínas, legumes e vegetais;
- Evite alimentos gordurosos e frituras
O estagiário do Nube, Anderson Dadário, é um exemplo de quem se preocupa em manter a forma e a saúde em dia. Costumo comer de três em três horas, sempre em quantidades pequenas, porque dessa forma não engordo. Ele também toma cuidado na hora das refeições. Eu evito comer gordura, nada de fast food e procuro sempre ingerir comida saudável completa.
Alimentar-se bem é sinônimo de qualidade de vida. Em caso de dúvida procure um nutricionista para elaborar uma dieta balanceada de acordo com suas necessidades.