Com certeza você já ouviu esse termo e ficou se perguntando o significado. O networking nada mais é do que uma rede de relacionamentos. Para aqueles que estão ingressando agora no mercado de trabalho, essa é uma ferramenta valiosa para iniciar a trajetória profissional. Quer conhecer mais sobre esse benefício? Confira as nossas dicas.
Um bom círculo de contatos pode ser um grande aliado para conseguir um estágio e trilhar uma carreira de sucesso. Segundo José Augusto Minarelli, especialista em recursos humanos, o networking corresponde a um dos pilares da empregabilidade e essa aproximação com pessoas de diferentes níveis hierárquicos dá sustentação para os futuros colaboradores. Nós aconselhamos o estudante a fazer contatos com pessoas de áreas diversas do ramo que pretende atuar, essa iniciativa deve começar o quanto antes, diz a gerente de treinamento do Nube, Carmen Alonso. Uma rede social pode iniciar na escola, sendo um bom aluno e ganhando a confiança dos professores, que são pessoas bem relacionadas, por exemplo, ressalta.
Cuidado: não confunda networking com pedir favores! Ao montar sua rede de amigos é normal ocorrerem trocas mútuas. No entanto, isso não significa que seu estágio está garantido. Por meio dos seus contatos você pode conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho, mas apoiar-se somente nisso não é uma boa idéia, ressalta Alonso. Cultivar esses relacionamentos diariamente é uma atitude aliada para conquistar a vaga desejada.
Outras dicas são válidas para montar sua rede de relacionamentos. Entre elas: tenha um cartão de visitas e utilize-o de maneira dinâmica; frequente cursos e eventos voltados à área de recursos humanos, você pode conseguir bons contatos. Além disso, mantenha um bom relacionamento com diferentes profissionais.
Agora é com você. Lembre-se: o processo para montar sua rede de contatos é lento, por isso, comece agora mesmo. Boa sorte!