Práticas sustentáveis são obrigatórias nos dias de hoje. Você faz a sua parte?
Separar o lixo reciclável, desligar a torneira ao escovar os dentes, evitar desperdício de comida, dar preferência para produtos biodegradáveis e utilizar sacolas de pano no lugar das plásticas. Estas ações são familiares para você? O planeta espera um sim.
Apesar de perceber um pouco tarde, mas ainda em tempo, gradativamente mais pessoas vêm adotando atitudes ecologicamente corretas. As escolas agora têm uma postura diferente. Procuram também incluir a educação ambiental no dia-a-dia acadêmico, ensinando a seus alunos práticas sustentáveis.
Porém, nem sempre a consciência se traduz em trabalho prático. Segundo a pesquisa Planeta Terra, realizada pela revista Recreio, enquanto 99% das crianças afirmam querer saber mais sobre como cuidar do meio ambiente e 84% consideram a reciclagem do lixo muito importante, somente 16% fazem separação dos resíduos em casa e apenas 1% evita usar sacolas plásticas.
Se você faz parte desse grupo, pare e reflita. Não é preciso ir até o Pólo Norte para perceber as mudanças climáticas desencadeadas pela agressão ao planeta. Basta reparar no desequilíbrio das estações. Invernos calorentos e verões sem sol já fazem parte do nosso cotidiano.
As novas gerações devem consumir recursos de forma ponderada, enquanto pessoas não engajadas no assunto precisam compreender a necessidade de proteger nosso habitat e mudar suas atitudes. É difícil para você? Só começando para saber. Mãos à obra para ajudar a salvar a Terra, porque o resultado vai compensar.
Uma dica muito importante: se você realiza algum trabalho voluntário voltado à proteção do meio ambiente, coloque como experiência no seu currículo. Se mostrar preocupado com estas questões vai trazer um bom diferencial ao seu perfil.