A rotina de estágio tem muitos imprevistos. A pressão por qualidade e resultados em tempo cada vez menores tornou-se realidade. Por isso, o bom humor é essencial para o sucesso na carreira.
A valorização do positivismo pelas empresas faz essa nova competência ser avaliada nos processos seletivos. Para Edson Takedi Ohnuma, coordenador de seleção do Nube, o bom humor influencia, mas não é fator decisivo da aprovação do candidato. Porém, uma pessoa sorridente, simpática, se aproxima mais fácil dos selecionadores, pois passa a imagem de aptidão e aceitação do momento, explica.
As empresas querem gente de bem com a vida, motivadas, com vontade de fazer acontecer, independentemente das barreiras do caminho. Pessoas felizes trabalham melhor, pois tem foco nas atividades desempenhadas.
Cinthia Costa Catellan, analista de treinamento do Cedep, dá a dica: O bom humor no trabalho traz motivação aos colaboradores e cria um ambiente agradável. Interagir com a equipe e trocar informações tira o cansaço e ajuda na produtividade.
Para quem lida com público, o comportamento é ainda mais importante. Tem a ver com carisma. Coloque-se no lugar dos seus clientes e pense: você prefere ser atendido por uma pessoa simpática ou antipática?
Ter bom humor é ter energia positiva, ser uma pessoa amiga, encarar a vida com alegria e ver o lado bom das situações e das pessoas.
Portanto, se você quer ter sucesso no seu estágio ou conseguir uma oportunidade na sua carreira, mude a maneira de ver a vida e sorria mais, afinal é de graça!