Com a popularização da Internet, há a possibilidade de encontrar amigos de infância, conversar com parentes distantes e ver fotos e vídeos de qualquer um cadastrado em sites de relacionamento.
Isso trouxe a sensação de estar sempre vigiando e sendo vigiado. Por esse motivo, também aumentou a vaidade, pois ninguém quer ficar com uma má aparência perante amigos os quais às vezes nem conhece.
Segundo Carmen Alonso, coordenadora de treinamentos corporativos do Cedep Centro de Desenvolvimento Profissional, a vida tornou-se um grande reality show. Qualquer um pode projetar a imagem que quiser, inclusive fingindo ser amigo de quem, na verdade, não se gosta nem um pouco, explica.
Um desses exemplos é o site www.queroserfamoso.com.br. Pessoas se cadastram e, de acordo com a votação, ganham destaque na página. O projeto surgiu da demanda de jovens em ter seus 15 minutos de glória, aliado a descobrir novos talentos.
Tentar ser popular tem um risco. Você pode beirar o ridículo e se prejudicar tanto em seu ambiente escolar, como em seu estágio. Manter fotos sensuais, vídeos em situações incoerentes ou textos com opiniões pejorativas podem atrapalhar ao conseguir uma oportunidade ou se manter na empresa, afirma Carmen.
Mas, se esse é o seu ideal, vá em frente! Lembre-se: existem as várias formas de ser bem sucedido em uma carreira. Você pode ter fama por ser um ótimo advogado, engenheiro, jornalista, médico ou em qualquer outra profissão!