Durante um processo seletivo suas atitudes, gestos e expressões podem dizer muito sobre você. De acordo com Pierre Weil, escritor do livro O corpo fala 55% das mensagens transmitidas ocorre por meio da linguagem corporal, 38% pelo tom de voz e somente 7% pelas palavras. Para não cometer gafes e perder a vaga de estágio desejada, separamos algumas dicas fundamentais para auxiliá-lo nesse início profissional.
Cumprimente com moderação - Ao saudar o entrevistador modere a intensidade desse movimento. A mão frouxa demonstra receio de ser envolvido, já um aperto forte significa a quebra de restrições.
Evite olhar para baixo Desviar a atenção é um erro cometido por muitos candidatos. Olhe para o entrevistador, mostre-se preparado e atento às instruções.
Deixe as mãos livres Lápis, caneta, bolsa e outros materiais podem ser grandes inimigos em dinâmicas e entrevistas. Por intermédio deles, seu corpo pode demonstrar o seu medo e insegurança. Você quer demonstrar isso no processo seletivo?
Sentar-se à beirada da cadeira Indica desconforto, impaciência e vontade de ir embora. Uma dica é encostar-se à cadeira e inclinar o corpo um pouco para frente. Você ficará mais seguro e demonstrará ao selecionador uma atitude positiva para o momento.
Cuidado com os braços cruzados Esse gesto pode revelar descontentamento ou resistência, fechando o canal de comunicação entre você e o avaliador. Atente-se aos sinais físicos e evite os chamados cacuetes como mexer os pés constantemente e passar a mão toda hora no cabelo. Fique tranqüilo e demonstre estar pronto para receber as informações.
Lembre-se: pró-atividade, saber improvisar, flexibilidade e criatividade são seus grandes aliados. Aproveite essas dicas, mostre suas habilidades e boa sorte!