Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
seja-um-voluntario

Seja um voluntário! 

Notícia | 15/09/2004

Desenvolver atividades voluntárias ajuda no aperfeiçoamento pessoal e profissional

 

A Lei nº 9.608/98 caracteriza como trabalho voluntário a atividade não remunerada prestada por pessoa física à entidade pública de qualquer natureza, ou à instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive de mutualidade.

Graac

De acordo com pesquisa do ISER - Instituto de Estudos da Religião-divulgada no livro "Doações e trabalho voluntário no Brasil" de autoria de Leilah Landin e Maria Celi Scalon, cerca de 20 milhões de brasileiros dedicam 6 horas mensais, em média, ao trabalho voluntário, sendo que 57% atuam em instituições religiosas, 17% em instituições de assistência social, 14% na saúde e educação e 8% em instituições de defesa de direitos e ações comunitárias.
A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, conta atualmente com um corpo de 227 voluntários. Maria Lídia Clemente, presidente do Corpo de Voluntários de São Paulo, diz que o trabalho voluntário tem uma importância muito grande, pois pode ser desenvolvido em qualquer divisão da instituição. ”Através de palestras, cursos e entrevistas com diretores e coordenadores descobrimos qual o perfil e as habilidades dos voluntários para podermos descobrir em qual área ele desenvolve melhor o trabalho”.
O Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP) é referência nacional sobre o tema, comprometido com a orientação e capacitação de pessoas físicas, organizações sociais e empresas. Segundo Marlene Carvalho, superintendente do Centro, hoje mais do que nunca, as pessoas sentem a necessidade de se tornarem agentes transformadores da realidade em que vivem. “Desde sua fundação, o CVSP desenvolve um intenso trabalho para incentivar e consolidar a cultura do voluntariado empreendedor. Já orientamos mais de 50.000 pessoas, 400 empresas e cadastramos mais de 1.000 organizações sociais”.
Um exemplo é a Operação Arco Íris, organização não governamental de trabalho voluntário em hospitais. É integrada em sua maioria por profissionais liberais, que realizam visitas semanais a crianças e adolescentes em tratamento hospitalar. O trabalho desenvolvido baseia-se no clown (palhaço em inglês), que tem como princípio a improvisação, mas utiliza outras técnicas como mímica, mágica, adivinhações, cantar músicas e contar histórias. “Crianças hospitalizadas vivem um momento completamente deslocado, onde se cria um hiato que faz com que suas vidas neste espaço de tempo permaneçam em suspenso”, diz Cláudia Rubinsteinn, presidente da organização.

Estudante de jornalismo na Faculdade Cásper Libero, Lorenço Menezes de 19 anos trabalha há dois na área de comunicação, eventos e atendimento do CVSP e no hospital da Vila Maria – UNIFESP organizando festas e recreação na ala pediátrica do hospital. Ele conta que começou a trabalhar como voluntário quando ainda era criança, por incentivo dos pais.

Graac

“Meus pais sempre ajudaram o próximo e incentivaram eu e meu irmão a termos a mesma postura que eles. Quando estava na 4ª série uma professora montou um grupo de Educação Ambiental então comecei a trabalhar como voluntário conscientizando a vizinhança e as pessoas do colégio”.
O trabalho voluntário ajudou Lorenço a desenvolver habilidades que hoje são usadas para o seu crescimento profissional. “Aprendi muito sobre a vida, a respeitar o próximo e a não ser preconceituoso e acho muito importante para um profissional esta lição, hoje as pessoas são muito frias e materialistas”, conclui.
Luciana Bueno, assessora de relações sociais da Ripasa - empresa voltada à produção de celulose e papéis - diz que o trabalho voluntário é um diferencial, pois alavanca novas competências e sedimenta valores. Coordenadora do Ripasa Cidadã, Luciana acredita que o trabalho voluntário desenvolve competências nos profissionais, bem como amplia o conceito de participação social, ética e cidadania. “Esse trabalho não pode ser imposto aos funcionários, deve depender exclusivamente da vontade, impulso solidário e da consciência social de cada um. O papel das empresas está na sensibilização, na ação de disponibilizar oportunidades de trabalho voluntário e possibilitar a formação de uma rede social dentro da empresa”, conclui Luciana.
Para quem está interessado em desenvolver esse tipo de trabalho, existem diversos sites que trazem informações para os futuros voluntários. O site do CVSP dispõe de dicas, depoimentos e informações de locais onde o voluntariado pode ser exercido. Faça diferença, seja um voluntário!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe