Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
comece-pelo-curriculo

Comece pelo currículo! 

Notícia | 17/05/2004

Ele deve ser desenhado para cada vaga desejada.

 

“Essa semana recebi e-mail de um amigo com mais de vinte empresas para enviar meu currículo. Tudo que sempre sonhei era conseguir estes endereços, foi simples: impimi os currículos e aguardei o possível selecionador me receber como candidato para a oportunidade. Porém, o inaceitável é que já se passaram cerca de 40 dias e até agora não recebi contato de nenhuma empresa.”

 

Este é um dos depoimentos de milhares de estudantes que buscam uma oportunidade no mercado. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, os jovens entre 16 e 24 anos de idade somam 45% do total de 7,7 milhões desempregados no Brasil.
Muitas vezes, as causas do desemprego não estão apenas no mercado, mas sim com o estudante que não sabe se apresentar e boicota seus próprios conhecimentos. A seleção para uma vaga começa no currículo, é ele que o apresentará para o recrutador quando não for possível você fazer pessoalmente.

"Nada substitui o contato visual, a função do currículo é encantar o selecionador e causar nele o interesse para conversar com você." – afirma Rubenvaldo Costa – diretor de gestão de carreira da Brazilian Business School.
Após os dados pessoais, o primeiro campo do currículo é o “Objetivo”, nele você precisa expor com clareza o interesse pela empresa e demonstrar o seu desejo em fazer parte dela.
Elaborar um currículo é como namorar: você não pode mentir, pois em pouco tempo a outra parte descobrirá, você também precisa convencer o outro porque o escolheu para namorar, da mesma forma precisa deixar muito claro para a empresa porque a escolheu para trabalhar, por quais motivos ela satisfaz suas expectativas.

As experiências profissionais não são o mais importante no currículo do estudante, mas sim expor clara e objetivamente suas realizações, mesmo que estas sejam da Faculdade – afirma Margaret Mathias Tardelli – chefe de recursos humanos da Associação Paulista de Medicina.
Na empresa, ela avalia criteriosamente cada detalhe das dezenas de currículos que recebe para as vagas, todos os campos podem desclassificar o estudante, desde o endereço (para checar proximidade com a empresa) até o domínio em software.

 

O currículo tem que falar sobre você e a sua relação com o mundo, ajudar o outro a perceber qual é o seu diferencial. É responder objetivamente em algumas linhas o que você sabe fazer bem.
A empresa não contrata apenas candidatos, mas sim seres humanos, por isso contar sua trajetória pessoal, hábitos cotidianos, trabalhos sociais e como você gastou o seu tempo na terra com certeza fará a diferença, diz Rubenvaldo.
O currículo deve ser reconstruído a cada proposta, não é correto enviá-lo sem conhecer a empresa (mesmo que seja pela Internet), e muito menos sair distribuindo-o em centenas.
A forma física pode ser mantida, mas ele deve ser moldado conforme a vaga e a empresa.
Depois de finalizado, a melhor dica é mostrar o currículo para os seus amigos e conhecer a opinião de cada um deles – finaliza Rubenvaldo.

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete