Essa semana recebi e-mail de um amigo com mais de vinte empresas para enviar meu currículo. Tudo que sempre sonhei era conseguir estes endereços, foi simples: impimi os currículos e aguardei o possível selecionador me receber como candidato para a oportunidade. Porém, o inaceitável é que já se passaram cerca de 40 dias e até agora não recebi contato de nenhuma empresa.
|
Este é um dos depoimentos de milhares de estudantes que buscam uma oportunidade no mercado. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego MTE, os jovens entre 16 e 24 anos de idade somam 45% do total de 7,7 milhões desempregados no Brasil. Muitas vezes, as causas do desemprego não estão apenas no mercado, mas sim com o estudante que não sabe se apresentar e boicota seus próprios conhecimentos. A seleção para uma vaga começa no currículo, é ele que o apresentará para o recrutador quando não for possível você fazer pessoalmente.
|
"Nada substitui o contato visual, a função do currículo é encantar o selecionador e causar nele o interesse para conversar com você." afirma Rubenvaldo Costa diretor de gestão de carreira da Brazilian Business School. Após os dados pessoais, o primeiro campo do currículo é o Objetivo, nele você precisa expor com clareza o interesse pela empresa e demonstrar o seu desejo em fazer parte dela. Elaborar um currículo é como namorar: você não pode mentir, pois em pouco tempo a outra parte descobrirá, você também precisa convencer o outro porque o escolheu para namorar, da mesma forma precisa deixar muito claro para a empresa porque a escolheu para trabalhar, por quais motivos ela satisfaz suas expectativas.
As experiências profissionais não são o mais importante no currículo do estudante, mas sim expor clara e objetivamente suas realizações, mesmo que estas sejam da Faculdade afirma Margaret Mathias Tardelli chefe de recursos humanos da Associação Paulista de Medicina. Na empresa, ela avalia criteriosamente cada detalhe das dezenas de currículos que recebe para as vagas, todos os campos podem desclassificar o estudante, desde o endereço (para checar proximidade com a empresa) até o domínio em software.
|
|
O currículo tem que falar sobre você e a sua relação com o mundo, ajudar o outro a perceber qual é o seu diferencial. É responder objetivamente em algumas linhas o que você sabe fazer bem. A empresa não contrata apenas candidatos, mas sim seres humanos, por isso contar sua trajetória pessoal, hábitos cotidianos, trabalhos sociais e como você gastou o seu tempo na terra com certeza fará a diferença, diz Rubenvaldo. O currículo deve ser reconstruído a cada proposta, não é correto enviá-lo sem conhecer a empresa (mesmo que seja pela Internet), e muito menos sair distribuindo-o em centenas. A forma física pode ser mantida, mas ele deve ser moldado conforme a vaga e a empresa. Depois de finalizado, a melhor dica é mostrar o currículo para os seus amigos e conhecer a opinião de cada um deles finaliza Rubenvaldo.
|